Skip to main content

Uma das bases da alimentação mediterrânica é a sazonalidade. Alimentar-nos do que está na época tem inúmeras vantagens — para o ambiente e para o nosso organismo. Seguir e respeitar a sazonalidade dos alimentos permite-nos manter uma alimentação variada e garantir o aporte de nutrientes que são mais necessários em cada momento do ano. Além disto, as frutas e os legumes atingem o seu potencial nutritivo quando são cultivadas e colhidas na sua época natural e, do ponto de vista económico, são mais baratas nestas alturas porque existem em maiores quantidades.

Agora que o inverno chegou, deixamos-lhe cinco dicas para a alimentação durante o tempo frio, todas elas assentes na sazonalidade e no que o reino vegetal tem para nos oferecer.

1.Benefícios da sopa com legumes de inverno

Uma tigela de sopa quente, fumegante, é uma das melhores formas de descrever aconchego no inverno. É também uma forma nutritiva e saudável de iniciar o almoço e o jantar: permite-nos incluir fontes de proteína através das leguminosas e uma ampla variedade de vitaminas e minerais provenientes dos legumes da época. Por esta altura, as abóboras e as hortaliças de folha verde como as nabiças, as beldroegas, as couves ou os grelos são rainhas.

A abóbora, por exemplo, é fonte de fibra e isenta de gordura e os hortícolas de folha verde são também das melhores fontes de fibra a privilegiar. Destes, são exemplos as couves de Bruxelas, lombarda ou galega e os grelos, particularmente difíceis de encontrar no resto do ano e boas fontes de cálcio.

Optar por incluir estes alimentos em pedaços na sopa (em vez de os passar) pode ajudar a ter uma maior sensação de saciedade, já que obriga a mastigar, como explica a nutricionista Mafalda Almeida, que dá outras dicas para fazer sopas saudáveis.

2. Beber água no Inverno: como beber mais água

O tempo frio pode fazer-nos esquecer algo essencial: a hidratação. É um dos aspetos da alimentação mais falado durante o verão, mas igualmente essencial no inverno - o tempo frio e seco, em particular, leva facilmente à desidratação. Esta pode impactar negativamente o organismo de diversas formas, como, por exemplo, na menor capacidade de regulação da temperatura corporal e, também, na diminuição da capacidade de concentração. É essencial manter o consumo de água e encontrar formas alternativas e criativas de complementar o seu consumo, já que por vezes, durante o tempo mais frio, não apetece tanto.

As cascas de algumas frutas desta época, como o limão, a laranja ou a tangerina, dão ótimas e aromáticas tisanas e os sumos 100% hidratam e contribuem para a ingestão das doses diárias de algumas vitaminas e minerais. Tanto a gama 100% Fruta como a Compal Fresco mostram que sumos, que são feitos exclusivamente a partir de fruta, podem ser saborosos mesmo não tendo açúcar adicionado.

Saiba mais sobre alimentos hidratantes!

3. Escolha fruta de inverno

Para os amantes de citrinos, o inverno é uma época dourada. Chegam às fruteiras as laranjas e todas as variedades (e são muitas!) de tangerinas. Os citrinos representam uma grande variedade das frutas desta época, sendo ricos em vitamina C, essencial para o normal funcionamento do sistema imunitário.

Além disto, a vitamina C contribui para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis, ajuda na formação de colagénio e aumenta a absorção de ferro.

Tangerinas, mandarinas, tangeras ou laranjas, todas estas frutas são ótimas opções para reforçar a hidratação do organismo e, claro, dão sumos deliciosos. Aposte nos 100% fruta, como o Compal Fresco Laranja do Algarve, o 100% Laranja e 100% Laranja Espremida, ou o Compal Vital Laranja Cenoura Manga.

4. Receba um cheirinho de calor com as frutas tropicais desta época

O inverno é, por exemplo na Madeira, a época de frutas como a anona ou o kiwi e, portanto, é uma ótima altura para se encher de tropicalidade e aproveitar os seus benefícios.

A par da doçura singular com a qual a anona enche as mesas de Natal madeirenses, tanto este fruto como o kiwi são ricos em vitamina C. Para além disto, possuem um alto teor em fibra tendo, ainda, na sua composição, alguns compostos com potencial antioxidante. O kiwi, destaca-se, também, por ser uma boa fonte de ácido fólico e potássio.

FONTES:

APN | Calendários Produção Nacional

APN | Guia para um inverno mais mediterrânico

Nutrimento | Como combater o efeito das baixas temperaturas através da alimentação

Nutrimento | Revista Sabe Bem

APN | Ebook Colher Saber

Nutrimento | Cogumelos super alimentos de outono

APN | Ebook Colher Saber – Os hortícolas na alimentação

Back to top