Skip to main content

Nem só de água se faz a hidratação do nosso corpo. Os alimentos também podem ter um papel importante. Conheça alguns dos alimentos mais hidratantes.

Quando o assunto é hidratação, a ingestão de água é a melhor forma de garanti-la. Contudo, há vários alimentos que contêm um elevado teor de água na sua composição, contribuindo assim para a hidratação do nosso organismo.

A água desempenha diversas funções no nosso organismo. São exemplos:

  • o transporte e absorção de nutrientes;
  • a manutenção das funções físicas e cognitivas normais;
  • a lubrificação das articulações;
  • a regulação da temperatura corporal;
  • a regulação hormonal;
  • a nutrição do cérebro;
  • a participação no processo de digestão dos alimentos.

Não beber água em quantidade suficiente pode significar comprometer todas estas funções e potenciar o risco de desidratação. Todos os dias, perdemos 2 a 3 litros de água através da transpiração, urina, fezes e suor. E até mesmo ao respirar!

Desta forma, é essencial manter um nível de água equilibrado e repor a água que perdemos para evitar a desidratação que, ainda que ligeira, se de forma continuada, pode ter efeitos adversos para a saúde. Embora a água seja a melhor forma de promover a hidratação, esta pode ser feita através de águas aromatizadas e infusões (opções ótimas para quem não adora beber água) e até por outras bebidas, mesmo as que têm cafeína, como o café ou o chá, que também repõem os fluidos.
E, além disso, a água presente nos alimentos sólidos, sobretudo na fruta e nos hortícolas, representa cerca de 20 a 30% da quantidade que ingerimos diariamente. Fique, então, a conhecer alguns desses
alimentos.

Alimentos que hidratam o corpo e que deve incluir na sua alimentação

São vários os hortofrutícolas que são ricos em água. Alguns deles são:

1. Pepino
Muitas vezes presente nas nossas saladas, o pepino é composto por 96% de água. Tem um baixo valor energético e, para além de ser um alimento com uma ótima capacidade hidratante, é rico em fibra e é fonte de vitamina K, que contribui para a normal coagulação do sangue e manutenção de ossos normais.

 2. Abóbora
A abóbora, uma ótima base para as suas sopas, é composta por 95% de água, tem um baixo valor energético e é rica em fibra. Para além disto, é também fonte de vitamina C e vitamina A que, entre outros,
contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário.

3. Tomate
Este fruto, que pertence ao grupo dos hortícolas, é composto por quase 95% de água. Além de ser rico em fibra, tem um baixo teor de açúcares e é fonte de vitamina C e potássio que, entre outros, contribui para a manutenção de uma pressão arterial normal. O tomate contém ainda licopeno, um antioxidante que lhe dá a cor vermelha e que ajuda a prevenir os danos nas nossas células.  Precisa de mais motivos para incluí-lo na sua alimentação?

4. Curgete
Da família do pepino, também a curgete é rica em água, que corresponde a cerca de 95% da sua composição, para sermos mais precisos. Além da fibra é fonte de vitaminas C, B6 e ácido fólico, que também contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário.

5.Melancia
A melancia é maioritariamente composta por água (cerca de 92%) e basta uma dentada neste fruto para percebermos isso. Não é de admirar que a melancia seja um dos frutos mais populares no verão. Para além de ser altamente hidratante, tem um baixo valor energético e um alto teor de fibra.

6. Espinafres
Muitos nutrientes, muita água (cerca de 91%) e poucas calorias. Assim são os espinafres, um hortícola de folha verde escura super versátil. Pode ser usado em saladas, salteado e até em batidos, misturado com frutas mais doces.

7. Morangos
Os morangos são constituídos por 91% de água. Têm um baixo valor energético, são ricos em fibra e em vitamina C. Mas não só. Os morangos contêm antioxidantes, como os flavonoides, que estão associados à proteção das células contra os radicais livres.

8. Melão
O melão é composto por 93% de água e tem, por isso, uma ótima capacidade hidratante. Tal como a melancia, tem um baixo valor energético e é fonte de fibra, sendo ainda rica em vitamina C e fonte de vitamina A. Com uma polpa macia e um sabor doce, não há desculpas para não a incluir na sua alimentação.

9. Pêssego
Este fruto é uma ótima escolha para nos hidratarmos e saciarmos em dias de maior calor, já que é composto por 88% de água e é rico em fibra. Os carotenoides, isto é, os compostos responsáveis pela cor laranja do pêssego, têm um papel fundamental na prevenção de doenças oftalmológicas.

10. Cenoura
A cenoura, um hortícola muito versátil que pode ser consumida crua ou cozinhada, é composta por cerca de 88% de água. Para além da sua riqueza em água, a cenoura é rica em vitamina A, que contribui para a manutenção de uma visão e pele normais.

Como vê, desculpas não faltam para que se mantenha nutrido e hidratado. É fundamental que evite a desidratação, sobretudo em dias de maior calor. Por isso, beba água e consuma alimentos ricos nesta bebida que é o centro da nossa alimentação. E, caso esteja de férias, fique ainda com estas 5 dicas de praia para aproveitar ao máximo!

Fontes:

Narrative Review of Hydration and Selected Health Outcomes in the General Population - PubMed
(nih.gov)

Water, hydration, and health - PubMed (nih.gov)

Water balance, fluids and the importance of good hydration | Eufic

How much water should you drink per day? | Eufic

INSA_pt

Regulamento (UE) n.o 432/2012 da Comissão, de 16 de maio de 2012, que estabelece uma lista de alegações de saúde permitidas relativas a alimentos que não referem a redução de um risco de doença ou o desenvolvimento e a saúde das criançasTexto relevante para efeitos do EEE (europa.eu)

Back to top