Skip to main content

CANDIDATURAS 2024

A fase de candidaturas à Academia 2024 decorre entre 11 de dezembro de 2023 e 19 de fevereiro de 2024. Podem candidatar-se empreendedores que pretendam criar, converter ou expandir o seu negócio frutícola, sendo que os projetos devem incidir em, pelo menos, uma das seguintes frutas: Alperce, Ameixa, Ameixa Rainha-Cláudia, Amora, Cereja, Clementina, Diospiro, Groselha, Kiwi, Laranja, Limão, Figo, Figo da Índia, Framboesa, Maçã, Marmelo, Melancia, Melão, Meloa, Mirtilo, Morango, Pêssego, Pera Rocha e/ou Romã.

Do total de candidaturas, serão escolhidos os projetos de 12 empreendedores para participar na Academia, sendo que os três melhores recebem uma bolsa de 20 mil euros após o final do programa de formação.
As candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 19 de fevereiro de 2024, através do Formulário de Candidatura.

O preenchimento do formulário de candidaturas deve ser antecedido pela leitura do Regulamento da Academia 2024.

FASES

A Academia direciona-se para empreendedores frutícolas que pretendem instalar-se pela primeira vez, aumentar a sua exploração agrícola ou reconvertê-la. Desenrola-se em 4 fases, culminando com a atribuição de 3 bolsas de instalação, no valor de 20.000 euros cada.

SUBMISSÃO DE CANDIDATURAS

De 11 Dez 2023 a 19 Fev 2024

SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES

De 4 Mar 2024 a 5 Abr 2024

Divulgação dos participantes  10 Abr

 

PERÍODO DE FORMAÇÃO

De Abr a Jul 2024

DIVULGAÇÃO E ENTREGA DAS BOLSAS

Out/Nov

 

EDIÇÕES ANTERIORES

A Academia do Centro de Frutologia Compal destaca-se pela forte componente prática no terreno (aproximadamente 60% do programa, o que corresponde a cerca de 40 horas de formação no terreno), com visitas a explorações modelos e centrais fruteiras onde se aplicam as melhores práticas agrícolas do país.

A Academia lecionou em 10 anos mais de 500 horas de formação, distribuídos por 74 municípios de norte a sul de Portugal, num total de mais de 20 000 km percorridos.

Edição 2013
Edição 2015
Edição 2016
Edição 2017
Edição 2018
Edição 2019
Edição 2020

Em simultâneo, o contacto com cerca de 30 entidades formadoras e aproximadamente 40 formadores durante o programa (incluindo empresários agrícolas, gestores, professores universitários, dirigentes associativos e empresariais, empreendedores frutícolas, técnicos agrícolas especializados, especialistas em inovação, sustentabilidade, tecnologia, gestão e marketing) permite fortalecer redes de contacto e cria condições para estabelecer parcerias de negócio.

Ao longo dos últimos anos, o Centro de Frutologia Compal tem trabalhado para que a Academia seja um programa abrangente e de âmbito nacional. Para isso, a formação lecionada abrange atualmente 24 frutas, de 16 regiões de Portugal (NUTS III) e contempla cerca 70horas de formação.

OS NOSSOS FORMANDOS

Em 10 edições, a Academia formou mais de 130 fruticultores e atribuiu 23 bolsas de instalação no valor de 630.000 euros.

ANA PACHECO

OLIVIA CALVO

FILIPE ALVES

RICARDO TOJAL

AURORA SANTOS

SANDRA FABRICIO

NUNO CARVALHO

MÁRCIO PINHEIRO

CARLOS MATOS

GIL SILVA

INÊS FIALHO

CARLA CUNHA

NICOLAU FÉLIX

ANA ANGELO

DANIEL MARQUES

FILIPE LIMA

ALEXANDRE PACHECO

JOANA ROSSA

CLARA BARRADAS

JOAO GOMES

JOSE FERRAO

LILIANA HENRIQUES

MICHELE ROSA

MONICA ALVES

SANDRA AMARAL

SANDRA FRANCISCO

SESSÕES NO TERRENO

Demonstram no terreno a aplicação dos conhecimentos que suportam a prática sustentável da fruticultura ao longo da cadeia de produção e possibilitam o contacto e o intercâmbio de conhecimentos e experiências com produtores, técnicos e empresários agrícolas, de modo que os participantes conheçam as características, constrangimentos e exigências do setor.

Incluem sessões de Mentoring em Sustentabilidade, Fruticultura e Estratégia no Negócio Frutícola.

MÓDULOS TEÓRICOS

Possibilitam a aquisição dos conhecimentos que suportam a prática sustentável da fruticultura ao longo da cadeia de produção – desde fundamentos básicos de fruticultura e sustentabilidade, preparação do projeto e a instalação do pomar até à comercialização dos produtos – considerando sempre as diferentes exigências e especificidades por espécies.

O ano de 2022/2023 assinalou um reforço do programa no que toca aos temas da sustentabilidade ambiental. Entre outros foram abordados temas como práticas de agricultura regenerativa e de conservação, produção agrícola e biodiversidade e produção biológica em escala.

VISITAS A EXPLORAÇÕES AGRÍCOLAS MODELO

Dão a conhecer explorações agrícolas ou campos de experimentação que sejam reconhecidos pela utilização de processos e técnicas inovadoras na área da fruticultura ou que sejam exemplo de boas práticas no âmbito da produção e gestão agrícola.

JÚRI

Com responsabilidade ao nível da avaliação das candidaturas e dos projetos de instalação agrícola submetidos, integram o Júri da Academia:

Back to top