Skip to main content

FASES

A Academia direciona-se para empreendedores frutícolas que pretendem instalar-se pela primeira vez, aumentar a sua exploração agrícola ou reconvertê-la. Desenrola-se em 5 fases, culminando com a atribuição de 3 bolsas de instalação, no valor de 20.000 euros cada.

SUBMISSÃO DE CANDIDATURAS

De 12 Mai 2022 a 19 Jul 2022

AVALIAÇÃO DE CANDIDATURAS

Até 12 Set 2022

DIVULGAÇÃO DE SELECIONADOS

16 Set 2022

PERÍODO DE FORMAÇÃO

De Out a Nov 2022

DIVULGAÇÃO E ENTREGA DAS BOLSAS

1.º Trimestre de 2023

EDIÇÕES ANTERIORES

A Academia do Centro de Frutologia Compal destaca-se pela forte componente prática (cerca de 70% do programa), com visitas a explorações modelos onde se aplicam as melhores práticas agrícolas do país.

Edição 2013
Edição 2015
Edição 2016
Edição 2017
Edição 2018
Edição 2019
Edição 2020

Em simultâneo, o contacto com 40 formadores durante o programa (incluindo professores universitários, dirigentes associativos e empresariais e técnicos agrícolas especializados) permite fortalecer redes de contacto e cria condições para estabelecer parcerias de negócio.

OS NOSSOS FORMANDOS

Em 8 edições, a Academia formou mais de 80 fruticultores e atribuiu 24 bolsas de instalação
no valor de 450.000 euros.

ANA PACHECO

OLIVIA CALVO

FILIPE ALVES

RICARDO TOJAL

AURORA SANTOS

SANDRA FABRICIO

NUNO CARVALHO

MÁRCIO PINHEIRO

CARLOS MATOS

GIL SILVA

INÊS FIALHO

CARLA CUNHA

NICOLAU FÉLIX

ANA ANGELO

DANIEL MARQUES

FILIPE LIMA

ALEXANDRE PACHECO

JOANA ROSSA

SESSÕES NO TERRENO

Demonstram no terreno a aplicação dos conhecimentos que suportam a prática sustentável da fruticultura ao longo da cadeia de produção e possibilitam o contacto e o intercâmbio de conhecimentos e experiências com produtores, técnicos e empresários agrícolas, de modo a que os participantes conheçam as características, constrangimentos e exigências do setor.

MÓDULOS TEÓRICOS

Possibilitam a aquisição dos conhecimentos que suportam a prática sustentável da fruticultura ao longo da cadeia de produção – desde a preparação do projeto e a instalação do pomar até à comercialização dos produtos – considerando sempre as diferências exigências e especificidades por espécies.

VISITAS A EXPLORAÇÕES AGRÍCOLAS MODELO

Dão a conhecer explorações agrícolas ou campos de experimentação que sejam reconhecidos pela utilização de processos e técnicas inovadoras na área da fruticultura ou que sejam exemplo de boas práticas no âmbito da produção e gestão agrícola.

JÚRI

Com responsabilidade ao nível da avaliação das candidaturas e dos projetos de instalação agrícola submetidos, integram o Júri da Academia:

Back to top