A Academia direciona-se para empreendedores frutícolas que pretendem instalar-se pela primeira vez, aumentar a sua exploração agrícola ou reconvertê-la. Desenrola-se em 5 fases, culminando com a atribuição de 3 bolsas de instalação, no valor de 20.000 euros cada.
A Academia do Centro de Frutologia Compal destaca-se pela forte componente prática (cerca de 70% do programa), com visitas a explorações modelos onde se aplicam as melhores práticas agrícolas do país.
Em simultâneo, o contacto com 40 formadores durante o programa (incluindo professores universitários, dirigentes associativos e empresariais e técnicos agrícolas especializados) permite fortalecer redes de contacto e cria condições para estabelecer parcerias de negócio.
Em 8 edições, a Academia formou mais de 80 fruticultores e atribuiu 24 bolsas de instalação
no valor de 450.000 euros.
Demonstram no terreno a aplicação dos conhecimentos que suportam a prática sustentável da fruticultura ao longo da cadeia de produção e possibilitam o contacto e o intercâmbio de conhecimentos e experiências com produtores, técnicos e empresários agrícolas, de modo a que os participantes conheçam as características, constrangimentos e exigências do setor.
Possibilitam a aquisição dos conhecimentos que suportam a prática sustentável da fruticultura ao longo da cadeia de produção – desde a preparação do projeto e a instalação do pomar até à comercialização dos produtos – considerando sempre as diferências exigências e especificidades por espécies.
Dão a conhecer explorações agrícolas ou campos de experimentação que sejam reconhecidos pela utilização de processos e técnicas inovadoras na área da fruticultura ou que sejam exemplo de boas práticas no âmbito da produção e gestão agrícola.
OUTROS TEMAS RELACIONADOS
Descubra tudo sobre o Centro de Frutologia Compal.