Skip to main content

É uma ótima aliada da saúde, ajuda no controlo do peso e, com uma ingestão diária, é capaz de oferecer diversos nutrientes e uma boa dose de fibras. É da sopa que falamos, claro: deliciosa no verão nas suas versões frias, como os gaspachos, por exemplo, é no inverno que se torna mais reconfortante. E já que o tempo frio se aproxima, chegou a hora de falar de sopas!

Benefícios da sopa

“A nível nutricional, o maior benefício da sopa diria que é o grande teor de fibra. Essa fibra vai ter maioritariamente pré-bióticos, ou seja, vai alimentar as bactérias da nossa flora intestinal, o que é extremamente importante, não só para regular o trânsito intestinal, como para ajudar a melhorar a absorção de colesterol, portanto ajuda a evitar que exista algum risco acrescido de doenças cardiovasculares”, explica Mafalda Rodrigues de Almeida, nutricionista que colabora com a Compal.

Acrescenta-se a isto que é esta fibra, presente em quantidade insuficiente na alimentação dos portugueses, que é responsável pela sensação de saciedade, “o que faz sempre com que nos sintamos mais plenos e, portanto, conseguimos comer menos do prato principal, ajustando um bocadinho melhor as quantidades às necessidades calóricas que temos”, resume Mafalda Almeida.

É neste fator que a sopa se mostra como grande essencial no controlo do peso de forma equilibrada e saudável.

Para a nutricionista, a sopa é um prato bom a qualquer refeição e de preferência deve ser ingerido tanto ao almoço como ao jantar, para iniciar a refeição. “Muitas vezes para quem tem dias muito corridos, acaba por não haver tempo para fazer snacks e começar a refeição com uma sopa é uma excelente forma de acalmar. É como fazer uma refeição completa antes do prato principal em si e isso desacelera um bocadinho a nossa perceção de fome”, diz Mafalda.

Pode ser, de facto, quase como uma “refeição completa” — especialmente se incluir leguminosas. São uma boa forma de acrescentar proteína vegetal a este prato e assim torná-lo mais rico nutricionalmente. Um benefício acrescido das leguminosas na sopa é o seu lado prático: com uma lata de Compal da Horta Grão de Bico ou de Compal da Horta Feijão Encarnado é possível ter um prato rico de sopa em minutos.

Um cuidado a ter na confeção da sopa, além da quantidade de azeite, é a quantidade de sal, que deve ser a menor possível. Além disto, recorrer a ervas aromáticas e especiarias permite reduzir a adição de sal sem comprometer o sabor da sopa. Mas que outros erros, além do excesso de azeite e sal, cometem os portugueses tradicionalmente ao confecionar sopas? E que dicas são úteis para que a sua próxima sopa seja nutricionalmente rica e saborosa? Veja o vídeo de conselhos da nutricionista Mafalda Almeida.

Back to top