Skip to main content
Verão que é verão tem de ter gelados. Seja para refrescar nos dias de maior calor, como sobremesa ou para celebrar ocasiões especiais, os gelados são uma parte característica desta altura do ano.

No entanto, mesmo estando de férias e mais descontraído, há que ter em atenção os alimentos ingeridos. Por exemplo, um gelado pode ser à base de natas, o que lhe vai atribuir mais gordura, à base de leite ou iogurte, uma opção com proteínas de boa qualidade e menor quantidade de gordura, ou ser exclusivamente à base de fruta. Os restantes ingredientes, podem ser diversos, e tornar os gelados mais ou menos calóricos.

As vantagens dos gelados de fruta
O consumo de fruta em Portugal é inferior às recomendações. Por essa razão, estratégias que promovam a ingestão destes alimentos são necessárias e bem-vindas. Os gelados à base de fruta podem fazer parte dessas estratégias, promovendo o consumo de fruta de uma forma apelativa.

Estes gelados podem variar desde opções feitas exclusivamente com fruta triturada e congelada, ou combinar com outros ingredientes. Quando assim é, importa fazer boas escolhas.

Que frutas se podem utilizar?
Em teoria, poderá utilizar qualquer fruta para fazer gelado. No entanto, as melhores opções são as frutas da época, já que estão mais disponíveis e, à partida, serão mais doces e saborosas.

Boas escolhas são, por exemplo, os frutos vermelhos (morangos, framboesas, amoras e mirtilos), pêssego, melão, meloa, melancia, papaia, ananás, banana, cereja ou manga. Se preferir, também pode substituir a fruta pelas opções da Compal, como os sumos e néctares ou os snacks de fruta.

Agora que já conhece alguns dos benefícios que podem estar associados aos gelados com fruta, deixamos-lhe três sugestões de receitas saudáveis e deliciosas.

Receita de Gelado de iogurte com frutos vermelhos e granola (9 doses)



Ingredientes:
• 300 gr de iogurte grego light natural
• Morangos
• Granola
• 2 colheres de sopa de mel

Preparação:
1. Comece por distribuir pelas formas o Compal Essencial Doses de Fruta de Frutos Vermelhos e leve ao congelador cerca de 15 a 20 minutos (até estar um pouco mais sólido);
2. Retire o pé dos morangos, corte-os em pedaços mais pequenos e reserve;
3. Misture o mel com o iogurte grego e envolva bem;
4. Prepare os gelados. Coloque em cada forma um pouco de iogurte, depois morangos e mais um pouco de iogurte. Finalize com granola;
5. Coloque em cada forma um pau de gelado e leve ao congelador pelo menos 2 a 3 horas antes de servir.


Descubra os benefícios da framboesa!

Receita de gelado de figo da piteira e manga (6 doses)



Ingredientes:
● 400g de iogurte vegetal natural
● 300g de manga em cubos

Preparação:
1. Misture bem o iogurte vegetal com o Compal Bio Figo Piteira Maçã Limão
2. Envolva a manga na mistura anterior e vertam para uma taça;
3. Leve ao congelador por cerca de 3 horas.


Descubra mais sobre o Figo da Piteira!

Receita de gelado de Piña Colada (6 doses)



Ingredientes:
Preparação:
1. Num liquidificador, triture todos os ingredientes, exceto o coco seco;
2. Envolva o coco na mistura e distribua o preparado pelas formas de gelado;
3. Coloque em cada forma um pau de gelado e leve ao congelador pelo menos 3 horas antes de servir.


Fontes: 

Back to top