Skip to main content

Elástico, saciante e delicioso. É assim que imaginamos um pão de queijo decadente e… com características nutricionais pouco interessantes. Mas a partir de agora vai poder deliciar-se com um pão de queijo guloso e com nutrientes interessantes para o seu dia-a-dia. Em colaboração com a Compal, a foodstylist Patrícia Ascenso criou uma receita de pão de queijo feito com feijão branco e batata doce. Curioso?

O segredo para tornar o pão de queijo nutricionalmente mais interessante foi reduzir o teor de gordura fornecido pelas grandes quantidades de queijo que a receita tradicional leva. Não se preocupe: a elasticidade e crocância irresistíveis no pão de queijo estão garantidas pela utilização dos polvilhos doce e azedo. Por outro lado, a batata doce e o feijão branco vão dar a estas bolinhas estrutura e algumas características nutricionais interessantes.

Feijão branco: benefícios

O feijão é uma das leguminosas mais consumidas em Portugal e estima-se que, em todo o mundo, existam mais de 1000 variedades. Entre as mais conhecidas no nosso país estão o feijão vermelho, o frade ou o preto, mas para esta receita, a melhor opção será mesmo o Compal da Horta Feijão Branco que, com o sabor suave e a cor branca, não altera muito a imagem que temos de um pão de queijo tradicional. Aliás, este feijão traz diversas vantagens.

Tem um alto teor de folatos, potássio, magnésio e ferro e é ainda fonte de cálcio, fósforo, zinco e de vitamina B6. É, ainda, uma ótima fonte de hidratos de carbono (sobretudo complexos) e tem um alto teor de fibra e proteína — o fornecimento de energia está garantido, assim como a capacidade de promover uma maior sensação de saciedade. A quantidade diária recomendada de leguminosas, segundo a Roda dos Alimentos, é de 80 a 160 gramas (3 a 6 colheres de sopa de leguminosas cozinhadas), por isso, introduzir o feijão desta forma no seu dia-a-dia pode ser uma forma criativa de cumprir uma alimentação equilibrada.

Benefícios da batata doce

Outro ingrediente que pode surpreender nesta receita de pão de queijo é a batata doce, mas há boas razões para a incluir nesta versão mais saudável. A batata doce, que tem a sua grande época de colheita entre outubro e novembro, é uma das fontes vegetais mais ricas em vitamina A, importante para a visão e para o normal funcionamento do sistema imunitário.

Tanto esta vitamina como as antocianinas presentes na batata doce dotam este hortícola de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. São, aliás, as antocianinas que lhe dão uma cor ora arroxeada, ora alaranjada. Para estas receitas, ao escolher uma batata doce alaranjada, terá pães de queijo com o tom dourado ao saírem do forno: aspeto apetitoso garantido!

Pronto para entrar numa nova era em que o pão de queijo pode estar incluído na sua alimentação saudável? Veja o vídeo com a receita em que Patrícia Ascenso explica como pode fazer este pão de queijo e bom apetite!

Receita de Pão de queijo com batata-doce e feijão branco

20 doses (2 a 3 pães por dose)

300 g de batata-doce cozida
100 g de feijão branco Compal
100 g de polvilho doce
400 g de polvilho azedo
200 g de mozzarella
150 g de azeite
3 c. sopa de chia
3 c. sopa de linhaça moída
Água q.b.
Alecrim q.b.
1 c. café de sal

Preparação:

1. Cozer a batata doce durante 30 minutos;
2. Depois de cozida, deixar arrefecer a batata e, posteriormente, descascar. Juntar o feijão branco Compal escorrido e triturar os dois ingredientes até formarem um puré;
3. Adicionar os restantes ingredientes e ir juntando água, aos poucos, até formar uma massa consistente para moldar;
4. Formar pequenas bolas e colocar num tabuleiro com papel vegetal;
5. Levar ao forno a 180ºC, por cerca de 30 a 40 minutos.

Fontes:

APN
Compal Frutologia
Alimentação Saudável DGS

Back to top