Skip to main content

ORIGEM E HISTÓRIA

A maçã (Malus Domestica) é o fruto mais icónico do mundo, cultivado há milénios e símbolo de bondade e de saúde.

PRODUÇÃO EM PORTUGAL

Se a pera tem o saldo da balança comercial positivo, o da maçã é claramente negativo. Grande parte das trocas comerciais são dentro do espaço comunitário, sendo os nossos principais parceiros a Espanha e França, no caso do fornecimento de maçã, e a Espanha e Reino Unido no que respeita às exportações. A produção nacional corresponde a cerca de 2,5% da produção anual da UE-25.


Segundo os dados do INE, o saldo da balança comercial tem melhorado e a produção tem tido um crescimento constante, com a exceção de 2016 onde o inverno ameno fez reduzir a produção.

A maçã é a espécie com maior peso no volume de produção de frutos frescos a nível de Portugal Continental. As principais regiões de produção de maçã são, por ordem de importância, o Ribatejo e Oeste (40%), Trás-os-Montes (30%), Beira Litoral (13%) e a Beira Interior (12%).

 

MAÇÃ BRAVO DE ESMOLFE DOP

Designa-se por Maçã Bravo de Esmolfe DOP, o fruto da espécie Malus domestica Borkh na região delimitada. É uma maçã de calibre médio a pequeno, de forma oblongo-cônica. A sua epiderme esbranquiçada apresenta por vezes manchas avermelhadas.

MAÇÃ DA BEIRA ALTA IGP

A Maçã da Beira Alta IGP, tem de ser proveniente das variedades Golden, Gala, Red Delicious, Starking, Jonagold, Granny Smith, Jonared e Reinetas, obtidas na região delimitada. Caracteriza-se pelo seu bom paladar, perfume e capacidade de conservação.

MAÇÃ DE PORTALEGRE IGP

A Maçã de Portalegre IGP, variedade Bravo, é uma maçã média, redonda, achatada, de cor amarela esverdeada, com manchas rosáceas e pedúnculo curto. Bastante apreciada e muito saborosa, é doce com um aroma pronunciado.

MAÇÃ DE ALCOBAÇA IGP

A Maçã de Alcobaça IGP, tem a área geográfica delimitada e apenas pode ser das variedades Casa Nova, Golden Delicious, Red Delicious, Gala, Fuji, Granny Smith, Jonagold, Reineta e Pink.

COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL

Historicamente, o consumo de maçã está associado a saúde. Apesar de não se conseguir identificar benefícios específicos, sabemos que é benéfica para a dentição e possui antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares.

  Para 100 g %DDR
Energia 64
MACRONUTRIENTES
Água (g) 82.9 -
Proteína (g) 0.2 -
Gordura Total (g) 0.5 -
Hidratos de Carbono Total (g) 13.4 -
Fibra Alimentar (g) 2.1 -
VITAMINAS
Vitamina A (Equivalentes de retinol, µg) 4 1
Vitamina D (µg) 0 0
Vitamina E (α-tocoferol, mg) 0.59 5
Vitamina B1 (Tiamina, mg) 0.02 1.8
Vitamina B2 (Riboflavina, mg) 0.03 2
Vitamina B3 (Niacina, mg) 0.1 1
Vitamina B6 (Piridoxina, mg) 0.04 3
Vitamina B12 (Cobalamina, µg) 0 0
Vitamina C (Ácido Ascórbico, mg) 7 9
Folatos (µg) 5 3
MINERAIS
Cinza (g)  0.32 -
Sódio (mg) 6 -
Potássio (mg) 140 7
Cálcio (mg) 6 1
Fósforo (mg) 8 1
Magnésio (mg) 8 2
Ferro (mg) 0.2 1
Zinco (mg) 0 0

Fonte: TCA – Tabela de Composição de Alimentos. Centro de Segurança Alimentar e Nutrição. Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

(Adaptado de: http://www.insa.pt). Dose Legal Recomendada Nacional, aprovada em Diário da República (http://www.apcv.pt/pdfs/legislacao/DL%2054_2010.pdf)

CLASSIFICAÇÃO TAXONÓMICA E BOTÂNICA

A maçã pertence à família Rosaceae e contém 27 espécies selvagens e pelo menos 20 espécies cultivadas que estão categorizadas. Mas a compatibilidade e facilidade de cruzamento geraram tantos híbridos que a categorização de todos eles é uma tarefa hercúlea.

FRUTAS DO POMAR

Do sabor ao saber há mais frutas por provar e conhecer.

Back to top