Skip to main content

Realidade aumentada, óculos de realidade virtual e técnicos que põem máquinas a funcionar à distância. Parece um cenário do futuro mas é uma descrição do presente. A fábrica da SUMOL+COMPAL, em Almeirim, é a primeira fábrica 5G em Portugal. As operações estão mais eficientes e, assim, a inovação continua a ser um dos ingredientes dos sumos e vegetais da Compal.

Embalagens Tetra Pak
Se há um problema nas linhas de embalamento Tetra Pak, por exemplo, a operação é imediatamente interrompida e soa o alarme. As razões para esta paragem podem ser muitas, mas hoje são mais fáceis de identificar. O operador das máquinas em questão recebe uma notificação instantânea sobre qual será o problema e, no caso de uma avaria, a operação não mais fica suspensa à espera de um técnico.

Fábrica 5G
O 5G chegou à fábrica da SUMOL+COMPAL numa parceria com a NOS e é graças a esta união entre as duas empresas que, perante este problema, o operador tem apenas de colocar uns óculos de realidade virtual e começar uma videochamada com um técnico. Mesmo que esteja do outro lado do mundo, este técnico vai olhar para a máquina, já que os óculos do operador têm uma câmara que permite ao técnico ver o que o este funcionário está a ver.

Só tem de lhe dar algumas indicações sobre que peças deve mostrar e que botões deve acionar. O problema fica rapidamente resolvido. É assim o Remote Support, um serviço de assistência à distância e em tempo real. É um dos serviços que põe a Compal a um passo da indústria 4.0.

Estamos a assistir a uma nova revolução industrial que faz das telecomunicações a sua essência. Como se vê por este caso, pessoas e tecnologia aproximam-se em processos automatizados para operações mais eficientes, melhor controlo de qualidade e tratamento das matérias-primas.



Óculos de realidade aumentada 
Há outra solução piloto que faz da fábrica de Almeirim pioneira na utilização do 5G: o Augmented Worker. Com o uso de óculos de realidade aumentada de lentes transparentes, um trabalhador consegue, ao aproximar-se da máquina, ver nas lentes os manuais de instruções daquele aparelho em particular.

Numa situação, por exemplo, em que precisa de fazer uma inspeção de rotina à máquina, os óculos dizem-lhe que peças ou aspetos deve verificar e dão-lhe toda a informação necessária para esclarecer eventuais dúvidas.

Neste cenário, é também através dos ditos óculos que preenche o formulário para relatório da inspeção e, assim, não é preciso informatizar mais tarde os resultados destas vistorias — como acontecia anteriormente, quando as inspeções eram feitas em papel.

Com todas as linhas de produção conectadas e com a informação a fluir em tempo real, a fábrica de Almeirim está mais eficiente, com menores perdas com as paragens das máquinas e o trabalho otimizado para quem está todos os dias no chão de fábrica. É natural que o próximo sumo Compal lhe saiba a inovação.

Back to top