Skip to main content

O calor chegou definitivamente e com ele mudou a fruta da época. Este é o tempo em que os fãs de melão, meloa, melancia, ameixas, maracujá, framboesas, mirtilos ou morangos são saciados depois de meses sem ver bancas dos mercados tão coloridas. É verdade que hoje se encontram morangos em novembro e melão em janeiro, mas não vale a pena ignorar os tempos da natureza: é na sua época natural que a fruta atinge o pico de sabor e de características nutricionais — além de ser mais barata.

Que características nutricionais tem a fruta da época?
Em termos nutricionais, a fruta de inverno e a de verão são semelhantes, nota a nutricionista da Sumol+Compal, Sofia Dinis. “É maioritariamente composta por água, inclui hidratos de carbono simples, açúcares como a glucose e a frutose (responsáveis pelo sabor doce da maioria dos frutos) e fibras solúveis. No entanto, nas frutas da época, sobretudo se colhidas no seu ponto ótimo de maturação, verifica-se uma maior qualidade nutricional, no que diz respeito à composição em vitaminas, minerais e fitoquímicos (responsáveis por atribuir diferentes cores aos frutos e que têm vindo a ser associados a diversos benefícios para a saúde).”

Combinar frutas entre si pode ainda ser um meio saboroso e eficaz que retirar mais do potencial nutritivo das frutas, nota Sofia Dinis, que dá alguns exemplos: “A vitamina C contribui para a melhor absorção de ferro, o que é ainda mais relevante quando o ferro é de origem vegetal, já que a sua absorção está dificultada, quando comparado com o ferro de origem animal. Outro exemplo: uma pera, que contém ácido ferúlico, ao ser combinada com frutos vermelhos, pode contribuir para a proteção das antocianinas neles presentes, permitindo que as mesmas exerçam o seu papel no organismo. Os sumos são um bom exemplo de como podemos facilmente conseguir mais combinações e variedade, em qualquer altura do ano.”

Importância de Comer fruta todos os dias
No entanto, os portugueses comem menos frutas e hortícolas do que o recomendado para uma vida saudável. “Sabemos que o baixo consumo de fruta está entre os fatores alimentares que mais contribui para a perda de anos de vida saudável,” avisa a nutricionista Sofia Dinis. Veja o vídeo e receba conselhos e estratégias para aproveitar todo o potencial saudável das frutas. E comece já este verão a aproveitar toda a cor e sabor da fruta da época.


 

Back to top