Skip to main content

Para os ingleses, é a fruta que nos mantém longe do médico, se a comermos diariamente - “an apple a day keeps the doctor away”; para os portugueses, “uma maçã por dia dá uma vida sadia". Não há dúvidas de que a maçã está associada à saúde. Dia 21 de Outubro celebra-se o dia internacional da maçã, uma ótima ocasião para relembrarmos o “fruto proibido”, tão apetecido.

É conhecida pela maçã de adão, mas a cultura cristã não foi a única a encher de significados este fruto milenar. Também as mitologias grega e nórdica usaram sobejamente este fruto e, no século XII, a macieira ficou conhecida como a árvore do conhecimento. O que é facto é que, desde a árvore ao momento de consumo, a maçã percorre um longo caminho até se tornar estrela, por exemplo, de tantos sumos Compal.

A maçã não está apenas na composição do Compal 100% Fruta de Maçã. A grande variedade de maçãs cultivadas em Portugal permite que cada uma contribua com o seu perfil de sabor único e distinto. Isto é bem evidente, por exemplo, no Compal Fresco 4 Maçãs de Alcobaça, um sumo 100% maçã, feito a partir dos tipos de maçã Golden, Royal Gala, Granny Smith e Reineta.

Olhando para toda a fábrica e catálogo da Compal, a maçã Golden é a que mais usamos. O seu perfil de sabor suave, doce mas menos frutado do que outras variedades, encaixa perfeitamente em alguns sumos 100%. Já para o Compal Essencial Maçã usamos especialmente a Fuji, tenra e de sabor fresco, ligeiramente ácido, ideal para uma sensação frutada.

Conheça os vários tipos de maçã!

Na fábrica da Compal uma coisa é certa, mesmo quando a maçã não aparece como estrela principal dos rótulos, pode muito bem estar presente na fórmula com um papel importante: dar doçura sem que se tenha de acrescentar açúcar ou outros adoçantes. Espreite os rótulos do 100% Fruta de Maçã e Frutos Vermelhos, do Compal Fresco Fruta do Pomar ou até do 100% Fruta de Multifrutos. O sumo mantém-se mais saudável, apenas feito a partir da fruta e o perfil de sabor da maçã interfere pouco com os sabores das outras frutas, acrescentando a doçura reconfortante que procuramos num sumo de fruta.

Como é que a Compal consegue isto? Depois do trabalho afincado dos provadores e da equipa de criação de novos sabores, a chegada da fruta à fábrica para a produção em série é o momento mais importante. É essencial que esteja fresca, sem partes apodrecidas ou vestígios de pragas ou doenças. É por isto que o trabalho próximo dos produtores é importante.

Já na fábrica, nas épocas de colheita, as campanhas da fruta, a maçã é transformada em polpa na linha de fruta para ser armazenada e utilizada nos vários produtos ao longo do ano. Fique a conhecer todo este processo fascinante no vídeo e já agora… feliz dia da maçã.

Back to top