Skip to main content

Diz alperce ou damasco?

O que conta são os nutrientes!

Saboroso, equilibrado e com uma polpa rica em fibras, vitaminas e antioxidantes, o alperce fresco é um fruto do verão, mas que também pode ser consumido seco, tendo em atenção que esta opção tem um teor de açúcar mais elevado.

O alperce é um daqueles frutos que só se questiona pelo nome, já que os benefícios para a saúde são evidentes. É que há quem o distinga do damasco, com teorias que vão desde o tamanho do fruto até à altura em que este fica maduro, mas a verdade é que se trata do mesmo alimento milenar. A denominação prunus armeniaca, que poderia ser traduzida por ameixa da Arménia, pertence à família do pêssego e da ameixa, e terá surgido no norte da China há milhares de anos. Dali, expandiu-se gradualmente até chegar ao seu território de eleição, as regiões do Mediterrâneo e do Médio Oriente.

Seja comido fresco à dentada, seco como um snack ou em substituição do açúcar para adoçar receitas, em pratos confecionados, em compotas ou em néctar, o alperce é hoje um fruto apreciado um pouco por todo o mundo.

 

Curiosidade:

Apesar de alperce e damasco serem os nomes mais conhecidos, existem várias outras designações em Portugal para o fruto, algumas, essencialmente, regionais: alcácaro, alcocore, alperche, abricó, abricote, albricoque, albaricoque.

 

Alperce e damasco acabam por ser os dois nomes que ajudam a explicar a sua longa viagem até Portugal. Damasco, atual capital da Síria, remete para uma das cidades mais antigas do mundo, entreposto comercial de toda a região e onde o damasco era fundamental. O nome alperce reflete a ocupação dos Mouros no nosso país - a par de outras palavras iniciadas por ‘al’. Já a palavra grega persikos, significava tanto ‘pêssego’ como ‘persa’.

 

Benefícios do alperce: para uma alimentação rica em nutrientes e em fibras

Amarelo alaranjado, com uma pele fina e uma polpa densa, o alperce tem um sabor rico, mas equilibrado, não demasiado doce nem excessivamente ácido. É também por isso que uma das suas utilizações desde tempos antigos passa pela adição a pratos salgados.

Sendo um fruto rico em vitaminas antioxidantes e fibra, tem vários benefícios para a saúde. Os damascos ou alperces são fonte de vitamina A, que contribui para a manutenção de uma visão normal; a presença de vitamina C e betacaroteno conferem propriedades antioxidantes a este fruto e contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário; e ainda têm um alto teor de fibra, que contribui para o controlo do apetite e do peso, por promover e prolongar a sensação de saciedade.

 

Prisão de ventre? Coma alperce!

Sendo um fruto rica em fibra, contribui para o bom funcionamento intestinal. Além disso, o alperce seco, por ter também uma maior concentração de fibra solúvel, funciona melhor e mais rapidamente enquanto laxante natural. No entanto, é necessário ter atenção às quantidades de consumo, já que tem uma maior concentração de açúcares, quando comparada com a versão natural.

 

Secos ou frescos, até o caroço dos alperces se aproveita

Um dos primeiros frutos do verão, começando a ser colhidos ainda em maio, quando estão frescos, os alperces são compostos por cerca de 85% de água, sendo por isso um grande aliado à hidratação, tal como a grande maioria dos hortofrutícolas. Podem ser consumidos simples ou usados em bolos e tartes; adicionados a saladas, iogurte ou cereais de pequeno-almoço; estufados em pratos de carne; e grelhados ou caramelizados.

Um néctar é outra forma de aproveitar alguns dos benefícios do alperce, já que a sua composição nutricional é próxima à da fruta que lhe dá origem, sendo igualmente bons para usar em smoothies. Além disso, doce de alperce, preferencialmente sem adição de açúcar, amplificam a sua utilização, voltando a servir tanto para consumo direto como para sobremesas e outras receitas.

 

Curiosidade:

O caroço dos alperces é semelhante ao de pêssegos e amêndoas. Em Itália, a semente é usada ocasionalmente para conferir o toque de amêndoa amarga em bebidas alcoólicas ou biscoitos, como os amaretti.

 

Os alperces são frutos frágeis, quer já maduros na árvore ou depois de colocados numa taça ou no frigorífico, mas têm um segredo que garante o seu consumo todo o ano: podem ser desidratados. Os alperces secos concentram numa pequena dose os seus nutrientes e fibras, mas também uma concentração de açúcares mais elevada, sendo um snack versátil ou um ingrediente para barritas, granolas e como substituto do açúcar, mel ou outros tipos de adoçantes, conferindo acidez e doçura.

Back to top