Skip to main content

Há momentos que pedem uma receita gulosa e indulgente, doce quanto baste e capaz de libertar felicidade. Esta é uma dessas receitas. Em colaboração com a Compal, a fotógrafa e foodstylist Ana Matos criou um bolo de laranja e chocolate que, além do sabor que muitos associam a sobremesas — o chocolate — inclui um ingrediente surpreendente. Já imaginou cozinhar com um sumo Compal?

Pode, à primeira vista, parecer estranho, mas faz todo o sentido. Nesta receita sugerimos que use o Compal Fresco Laranja do Algarve, um Compal 100% sumo de laranja. É como espremer laranjas acabadas de colher para as usar na massa do seu bolo. A vantagem está, não só em não ter esse trabalho, como também na garantia de que está a usar as melhores laranjas do Algarve, colhidas no seu ponto ótimo de sabor e doçura.

Este é, alias, um dos segredos para reduzir o açúcar nesta receita. Os açúcares naturalmente presentes na laranja vão ser um adoçante natural a que se vai juntar o açúcar de côco.

Descubra os benefícios da laranja!

Benefícios do cacau: o alimento da felicidade

O outro ingrediente-estrela desta receita é o chocolate, ou melhor: o cacau. Chocolate é uma designação abrangente para aquilo que é produzido a partir da semente do cacau e, portanto, diferentes tipos de chocolate têm diferentes concentrações de cacau. O chocolate branco, por exemplo, não tem cacau na sua composição, mas sim, manteiga de cacau; o chocolate de leite tem uma percentagem moderada de cacau e chocolate negro é aquele com maior concentração de cacau — é também aquele a que podem ser associados os benefícios nutricionais do cacau.

Um destes benefícios — provavelmente o mais conhecido — é a felicidade. O chocolate tem na sua composição o aminoácido triptofano, importante na produção de serotonina, o neurotransmissor responsável pela felicidade e pela sensação de prazer. É também por esta razão que algumas pessoas dizem sentir um efeito viciante no chocolate. O organismo gosta dessa sensação positiva e associa-a ao consumo deste alimento.

Os benefícios do cacau

Há mais benefícios no cacau: é rico em vitaminas B2 e B12 e em minerais como o magnésio e o fósforo, essenciais na saúde dos ossos e dos dentes.

Os grãos de cacau são ricos em polifenóis, especialmente em catequinas e epicatequinas, que têm uma ação antioxidante e protetora das células. A presença destas substâncias sugere que o cacau tenha benefícios para a saúde cardiovascular e circulatória e proteja contra o cancro.

Além disto, não se deve ignorar o efeito estimulante do chocolate. Como contém teobromina, substância da família da cafeína, ajuda a despertar e a obter concentração. A teobromina faz parte das metilxantinas e, juntamente com os peptídios e o magnésio (também presentes no chocolate) podem atuar positivamente sobre a inflamação e proteção celular.

Chocolate com fruta? Ainda melhor

Consumir uma pequena dose ocasional de chocolate — especialmente se o seu teor de açúcar for reduzido — poderá ter um impacto positivo para a saúde. Este pode, portanto, estar incluído numa alimentação variada e equilibrada, podendo consumi-lo, por exemplo, com fruta, cuja combinação sabe tão bem.

Os frutos vermelhos, com a sua acidez, são um bom casamento com a doçura do chocolate: quem nunca se deliciou com uma tigela de morangos com chocolate? O côco pode dar-lhe um toque mais tropical e comum em alguns bolos, mas a combinação mais clássica é mesmo a laranja com chocolate. E é esta que propomos para este bolo. Escolha um cacau em pó 100%. Uma alimentação equilibrada também é feita de momentos de prazer e por isso, num dia especial, delicie-se com esta receita.

Bolo de Chocolate e Sumo de laranja

(8 fatias)

Ingredientes:
4 ovos
2 chávenas de farinha
1,5 chávenas de açúcar de coco
1 chávena de Compal Fresco Laranja do Algarve
1/2 chávena de azeite
1 chávena de cacau em pó
1 c. de chá fermento em pó
1 c. de chá de canela em pó
1 c. de chá de gengibre em pó

Para a cobertura:
200 g de queijo mascarpone
1 c. de sopa de mel
2 c. sopa de leite
1 c. de sopa de sumo de limão

Decoração:
Bagos de romã, laranja desidratada e alecrim

Preparação:

  1. Bater os ovos com o açúcar até obter um creme fofo. Adicionar o azeite e continue a bater;
  2. Acrescentar o cacau em pó e envolver bem;
  3. Acrescentar a farinha e o fermento, alternando com o sumo de laranja, mexendo bem. Por fim, adicionar a canela e o gengibre e volte a envolver bem;
  4. Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha. Dispor o preparado na forma e levar a cozer em forno pré aquecido a 180ºC durante 30 minutos ou até estar cozido. Retirar e deixar arrefecer;
  5. Preparar a cobertura, misturando todos os ingredientes e bater bem até obter um creme suave. Dispor por cima do bolo e decorar com bagos de romã, laranja desidratada e alecrim.

Fontes:
APN
Nutrimento

Back to top