Skip to main content

Fruto da junção das palavras breakfast (pequeno-almoço) e lunch (almoço), o brunch é uma refeição com enorme potencial, uma vez que nos dá a possibilidade de unir o melhor dois mundos. É sinónimo de descanso, tranquilidade e comida deliciosa.

 

Longe do horário apressado a que o pequeno-almoço está muitas vezes associado e da trabalheira que o almoço dá, o brunch é servido tipicamente entre as 10h00 e as 13h00. É a opção ideal para surpreender qualquer progenitora e celebrar o Dia da Mãe com uma refeição variada, cheia de ingredientes doces e salgados, e com um sumo refrescante Compal Vital a acompanhar.

 

Não existe melhor presente do que mostrar que dedicou tempo a preparar uma refeição especial. E coincidentemente (ou talvez não), tanto o típico dia de brunch como a celebração do Dia da Mãe acontecem ao domingo. Por isso, de quantos mais sinais precisava para mimar a sua mãe com esta refeição deliciosa?

 

10 ideias para um inesquecível brunch do Dia da Mãe

Um brunch caseiro pode ter um pouco de tudo e apontar mais para os alimentos tradicionais de pequeno-almoço ou para aqueles que normalmente consumimos ao almoço e ao jantar. Seja qual for a opção, há alguns alimentos e receitas de brunch que não podem faltar.

 

Pão

Se é um brunch à portuguesa com certeza, então o pão não pode faltar. Seja com manteiga, queijo ou fiambre, em carcaça ou fatiado, de forma ou de centeio, aquilo que verdadeiramente importa é manter a tradição, estar presente em cima da mesa.

 

Croissants

Com relatos de que existem desde o século XIII (não em França, mas na Áustria, o chamado kipferl), o croissant é aquele alimento que não passa de moda. Funciona tão bem com recheios doces como com salgados, em massa folhada ou brioche, simples ou prensado. O que importa é que será sempre capaz de fazer as delícias de toda a família.

 

Compotas, doces e geleias

Por muito que encham as prateleiras das grandes superfícies, não há compota, doce ou geleia tão boa como a caseira. É quase uma experiência universal ter uma avó, tia, vizinha ou até mãe que nos dê de vez em quando um frasquinho. Mas agora, é a nossa vez de surpreender e colocar todo o nosso amor num pote de vidro cheio de doce.

 

Ovos

Ricos em vitaminas, minerais e proteínas, os ovos são uma opção extremamente versátil para incorporar na refeição. Podem ser cozinhados de várias formas sendo que, no brunch, os mexidos e os benedict costumam estar entre os favoritos.

 

Panquecas e waffles

Nos últimos anos têm sido as estrelas do brunch e não há momento que esteja completo sem, pelo menos, um deles. Apesar de inicialmente as panquecas e os waffles terem sido associados a uma opção pouco nutritiva, atualmente, a quantidade de receitas saudáveis, com fruta ou legumes adicionados, é infinita.

 

Iogurte com cereais e fruta

Desengane-se quem pensa que o iogurte e os cereais são coisas de criança. Por ser um alimento fermentado, o iogurte é um aliado da saúde digestiva, ajudando a combater inflamações. Com baixa quantidade de açúcares, os cereais são também um alimento com alto valor nutricional, por serem ricos em fibras. E frutos pequenos, ou cortados em pedaços, acrescentam cor à taça, mas também vitaminas e antioxidantes.

 

Bolo caseiro

Há poucas coisas que nos deixam tão felizes como um bolo e, quando se trata de um dia especial, então não pode mesmo faltar. Quer seja mais adepto do de laranja, do de iogurte ou do de chocolate, com recheio ou cobertura, a verdade é que o ingrediente que os torna deliciosos é comum a todos: o amor depositado na hora da confeção.

 

Cappuccino

Vindo diretamente de Itália, o cappuccino faz as delícias de todos os apreciadores de café que não se querem deixar ficar pela bica. Para o preparar, deve colocar a quantidade de café equivalente a um expresso numa caneca, adicionar leite e, por cima, espuma de leite. Cacau em pó e canela também são adições comuns.

 

Fruta

Um prato colorido - sinónimo de diferentes nutrientes - é aquilo que muitos médicos e nutricionistas aconselham na hora de escolher o que vamos incluir na nossa refeição para uma alimentação saudável. E se há categoria que pode contribuir para este mar de cores é a fruta.

 

Sumo

É outra coisa que não pode faltar à mesa de um brunch, de preferência mais do que um sumo. E porque o brunch do Dia da Mãe é um momento especial, opte também por um sumo especial, como é o caso do Compal Vital. Nas variedades Vital Equilíbrio, com baixas calorias ou Vital Proteção Antiox, com vitaminas e minerais que protegem as células, sabor não vai faltar.

 

Fontes:
Brunch, A História
Nutrimento
NCBI
ICE

Back to top