Skip to main content

São já conhecidos os 12 selecionados para a edição 2025 da Academia do Centro de Frutologia Compal. São eles Fernando Silva Santos, Daniela de Freitas Silva, Sofia Lopes, Herminio Alves, Catarina Martins da Pena, Inês Mota, Carlos Manuel Batista, Manuel João Falcão, Luís Paulo Monteiro, Isabel Alves, José Maria Campos e Octávio José Pires Lopes. 

A média de idades dos participantes ronda os 41 anos. A fruta que nesta edição irá ter destaque é a maçã, havendo também lugar à presença da pêra, cereja, kiwi, laranja e marmelo. Os 12 selecionados representam instalações com uma distribuição geográfica bastante dispersa, nomeadamente: Bragança, Vila Real, Braga, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Lisboa e Faro.

As candidaturas foram avaliadas por um painel de jurados constituído por elementos da DGADR – Direção Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural, CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, AJAP – Associação de Jovens Agricultores de Portugal e ISA – Instituto Superior de Agronomia. 

Os 12 selecionados receberão agora formação teórica e prática sobre temas como associativismo, fruticultura, gestão agrícola, marketing, sustentabilidade e tecnologia. A formação inclui visitas a explorações modelo de Norte a Sul do País, sessões teóricas em ambiente digital e sessões no terreno proporcionando contacto com a realidade, com novos modelos de negócio, e com técnicos e profissionais altamente especializados. 

Após a formação, estes 12 empresários agrícolas irão submeter os seus projetos para avaliação e três deles irão receber bolsas de apoio à exploração agrícola, no valor cada uma de 20.000 euros.

Back to top