Skip to main content

Sabe o que é a stevia?
Os primeiros relatos da planta stevia remontam ao século XVI, mas para muitos este adoçante natural é ainda desconhecido. Venha descobri-lo!

A Stevia Rebaudiana é uma planta nativa da América do Sul também conhecida como folha doce ou folha de açúcar. Cresce sobretudo em zonas de elevada altitude e solos mais arenosos. Os primeiros relatos desta planta remontam ao século XVI e aos índios Guarani, mas terá sido apenas mais tarde que o seu papel edulcorante foi reconhecido.
Pelo seu elevado poder adoçante, a stevia é utilizada em pequena quantidade, não aportando calorias. Por essa razão, pode ser um bom aliado num estilo de vida mais saudável, contribuindo, por exemplo, para o controlo do peso e na regulação dos níveis de açúcar no sangue, muito importante na diabetes.

Este adoçante natural pode ser utilizado no café, no chá, em sumos, em iogurtes ou até mesmo em bolos - no entanto, esta utilização pode conferir um sabor pouco usual aos seus bolos, semelhante a alcaçuz. Deve ter em conta, também, que a stevia é cerca de 300 vezes mais doce que o açúcar, por isso a quantidade necessária é muito inferior.

A gama Compal Vital, composta por sabores como Manga/Laranja, Frutos Vermelhos, Ananás/Coco, Laranja/Cenoura/Manga, Damasco/Maracujá, Laranja/Maracujá e Manga/Maracujá, é adoçada apenas com extrato de stevia e, por isso, particularmente baixa em calorias.



Porque devemos diminuir o consumo de açúcar?
O consumo excessivo de açúcar é um dos grandes causadores de problemas dentários e de obesidade, aumentando consequentemente o risco de doenças cardiovasculares.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o total diário de açúcar adicionado aos alimentos não deveria ultrapassar as seis colheres de chá de açúcar. No entanto, e também de acordo com a OMS, em Portugal este consumo é muito superior: as crianças portuguesas, por exemplo, ingerem diariamente cerca de cinco vezes mais do que deveriam ingerir de açúcar.

Truques simples para reduzir o consumo de açúcar
Antes de mais, deve ter em conta que o açúcar que ingerimos não se limita ao açúcar que adicionamos ao que comemos. Os próprios alimentos já possuem açúcares naturais e devemos ter isto em conta, quando procuramos contabilizar o açúcar que ingerimos diariamente.

Um primeiro passo óbvio para a redução do açúcar é naturalmente a redução do consumo de doces: troque as sobremesas pesadas e carregadas de açúcar por fruta fresca aumentando assim o consumo de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.

Se não resiste, de todo, a um doce, é possível fazê-lo desde de forma moderada e no contexto de uma alimentação saudável. Pode também procurar reduzir gradualmente o açúcar adicionado para ir habituando o paladar a sabores menos doces, ou substituir ocasionalmente o açúcar por edulcorantes, como a stevia, de forma a obter versões com menor valor calórico. Outro truque é recorrer a ingredientes naturalmente doces, como a fruta, sobretudo quando madura, que adicionalmente aportam nutrientes benéficos para a saúde.

Back to top