Skip to main content

Perante uma pandemia, 2020 foi um ano de dificuldades e de mudanças de hábitos. Os portugueses viveram mais confinados e, consequentemente, alteraram também os seus hábitos de consumo. Se, por um lado, se reforçou a compra online; por outro cada vez mais se procuraram os produtos nacionais e a compra de proximidade.

Foi por isto que, ainda durante o primeiro confinamento, pensámos levar a horta e o pomar até casa das famílias portuguesas e, sobretudo, ajudar os produtores nacionais a fazê-lo, com o Cabaz da Nossa Região, que acabou por ser lançado em dezembro de 2020.

Desta forma, não apenas promovemos hábitos saudáveis das famílias portuguesas, como procurámos ajudar os produtores a escoar os seus produtos. Por um lado, a Compal ajudou a promover estas ofertas dos produtores associados através dos seus próprios canais de comunicação; além disto, por cada encomenda efetuada, oferecemos uma embalagem de Sumos e Néctares Compal e um tripack de Compal Essencial, que foram integrados em cada cabaz.


* Imagem meramente ilustrativa

Produtores Nacionais

Para concretizar esta iniciativa, a Compal privilegiou produtores que partilhassem os valores de portugalidade e de valorização da fruta e dos legumes nacionais, que, no fundo, são os valores da Compal. Assim, de norte a sul do país, de Barcelos até Altura, são oito os parceiros deste Cabaz da Nossa Região.

Celfarm - A partir de Águeda, a Celfarm produz frutos e hortícolas de acordo com práticas ancestrais e os princípios da agricultura biológica, privilegiando a sazonalidade e o crescimento natural.

Bio em Casa - Com uma quinta em Barcelos, é a partir daí que produzem os seus produtos, sempre através de uma agricultura totalmente biológica. A Bio em Casa procura personalizar cada cabaz, de acordo com as necessidades de cada família.

Frescos D'Almeirim - Criada por uma jovem agricultora, que queria levar até Lisboa o melhor da produção agrícola na zona de Almeirim, a Frescos D’Almeirim trabalha não apenas com a sua produção própria, mas também procura ajudar produtores da região a escoarem os seus produtos.

Horta do Tejo - Da Lezíria Ribatejana, para as zonas de Santarém e Lisboa, a Horta do Tejo produz semanalmente quatro tipos de cabazes: legumes, fruta, misto e frutos silvestres e exóticos.

Pede Salsa - Criada em 2012, no Monte da Caparica, a Pede Salsa privilegia uma agricultura biológica e sustentável a todos os níveis, e procura parceiros com a mesma filosofia. Desde a sua fundação já distribuiu mais de 35 mil cabazes.

Horta em Casa - Em Alcochete, nasceu, em 2015, a Horta em Casa, criada por um grupo de jovens que quer plantar os melhores legumes e frutas, fomentando a agricultura urbana e apoiando as comunidades locais.

Verduras da Cabritinha - Sem corantes nem conservantes. É assim que se apresenta as Verduras da Cabritinha, uma pequena empresa de produção e comercialização de produtos hortícolas, que diariamente distribui frescos de Albufeira a Portimão.

Horta do António - É a partir do Sítio dos Corvinhos, na Altura, que saem os cabazes da Horta do António. Com entregas entre Castro Marim e Vila Real de Santo António, cada cabaz inclui frutas e vegetais num total de dez quilos de produtos.

Cabaz Solidário

De forma a assinalar o Natal e o arranque do ano de 2021, foram entregues 100 cabazes nas delegações da Cruz Vermelha Portuguesa de Águeda, Aldreu, Seixal, Lisboa, Cartaxo, Costa do Estoril, Castro Marim e Albufeira.

Esta centena de cabazes permitiu ajudar famílias para quem a pandemia se tem traduzido em dificuldades acrescidas, contribuindo para uma alimentação mais equilibrada, mas também partilhando uma mensagem de otimismo para o novo ano.

A iniciativa Cabaz da Nossa Região chegou a cerca de 6000 lares portugueses na sua primeira fase e a expectativa é que continue ao longo de 2021, com a Compal a ajudar a produção nacional, mas também a garantir que, à mesa dos Portugueses, chegam os mais frescos e os melhores produtos da época. Diretamente do pomar ou da horta.

Back to top