Skip to main content

Incorporar mais hortícolas e leguminosas na ementa da Páscoa não só acrescenta diversidade, como também promove uma alimentação mais equilibrada e saudável. Basta escolher os ingredientes certos e dar asas à imaginação.

Mais do que ingredientes nobres e pratos complexos, o que junta verdadeiramente a família e os amigos à mesa num dia de festa são os sabores e o convívio em torno da refeição. A Páscoa não é exceção, com o almoço de domingo a ser mais um motivo para reunir várias gerações.

Nesta Páscoa, opte por incluir mais hortícolas e leguminosas no almoço de domingo, com a ajuda dos produtos de Compal da Horta, que oferecem uma panóplia de cores e sabores para tornar qualquer almoço em família inesquecível.


Páscoa: que ingredientes utilizar?

Um critério importante para a seleção dos ingredientes a utilizar, é priorizar alimentos sazonais e de produção local, seguindo os princípios da dieta mediterrânica. Assim, é garantida a qualidade dos produtos, o apoio aos agricultores locais e a contribuição para uma agricultura sustentável.

Se o objetivo for aumentar o consumo de hortícolas ou diminuir o consumo de carne, existem vários alimentos vegetais que não só acrescentam valor nutricional, como proporcionam refeições apelativas em termos de cor, textura, aroma e sabor. Os grelos, o agrião, as diferentes variedades de couve, as cenouras e os espinafres - alimentos típicos do mês de março- podem ser facilmente incluídos no almoço de Páscoa. Para além disso, também as leguminosas (feijão, grão-de-bico, ervilhas) e o tomate, que é a estrela de grande parte dos pratos da gastronomia portuguesa, podem fazer parte das festividades.


Compal da Horta: Leguminosas e tomate- o toque especial na sua mesa

Os alimentos enlatados, principalmente as leguminosas, ajudam a preparar todo o tipo de refeições, com a garantia de manutenção de nutrientes e de que a confeção será muito mais fácil. No caso da Compal, a gama de enlatados de qualidade Compal da Horta é composta por cinco tipos de feijão (manteiga, branco, encarnado, frade e preto) e ainda grão, ervilhas, ervilhas com cenoura e cogumelos.

E num menu vegetariano não pode faltar também o tomate, seja em molhos ou assados, em entradas ou em sopas. Acrescenta sabor, aroma e todos os benefícios antioxidantes do licopeno, que lhe dá a cor vermelha intensa.
É o tomate - 100% português e sustentável - que está na origem da Compal e essa longa tradição materializa-se numa ampla gama de derivados, que vai da clássica polpa de tomate às versões preparadas para facilitar a vida na cozinha, com cebola e alho, ou com manjericão, orégãos e alecrim. Sem esquecer o concentrado de tomate para um toque extra de sabor no molho de tomate e o gaspacho para uma entrada fresca e intensa.

Sugestões para aumentar a ingestão de hortícolas na Páscoa

Os hortícolas e as leguminosas são bastante versáteis e fáceis de preparar. Assim permitem fazer inúmeras receitas e combinações. Confira algumas sugestões para as incluir no seu almoço de Páscoa:

  • Entrada - Para surpreender a sua família com uma entrada deliciosa e nutritiva, pode optar por uma sopa de tomate, um húmus de grão-de-bico ou uma pasta de tremoço e tomate seco, a acompanhar com tostas integrais ou palitos de vegetais.

  • Prato principal - No almoço, para acompanhar o típico cabrito ou borrego assado, pode optar por uma rica salada de agrião e laranja, por uns legumes assados com ervas aromáticas, um gratinado de batata-doce ou um ratatouille de legumes. Assim proporciona uma prato completo e cheio de cor a toda a família. No caso de não comer carne pode optar por uma beringela recheada com legumes, grão e queijo feta ou um estufado de lentilhas e legumes ou, até mesmo uma lasanha de vegetais. 

  • Sobremesas - Na Páscoa existe a tradição dos ovos e coelhos de chocolate, dos vários tipos de amêndoas e, do tão apreciado, folar doce. Para quem quiser evitar os ovos, o leite ou a manteiga, pode optar por receitas com alternativas aos produtos de origem animal.

Nos dias festivos existe uma grande variedade de alimentos açucarados, contudo o seu consumo excessivo tem um impacto negativo na saúde. Assim, é importante ingerir estes alimentos com moderação, consciência e incluir a fruta, de forma a moderar o consumo de doces.


Fontes:

Nutrimento

Alimentação saudável
AVP

 

 

 

 

 

Back to top