Skip to main content

A IMPORTÂNCIA DA FRUTA

Comer menos do que três peças de fruta por dia constitui o risco alimentar evitável que mais constribui para a perda de anos de vida saudável, estimando-se em 141 mil os anos de vida potencialmente perdidos pela população portuguesa.

Fonte: Direção-Geral de Saúde (2015)

POMAR PEDAGÓGICO

O Pomar Pedagógico do Centro de Frutologia Compal é o 1º pomar pedagógico interativo que, em meio urbano, ensina sobre a produção de fruta em Portugal e sobre os benefícios e a importância da fruta para a saúde e para a nutrição. Complementando os formatos de pedagogia em sala, o Centro de Frutologia Compal convida as famílias e as crianças a saírem para o ar livre e para o terreno para adquirirem no Pomar conhecimento sobre fruta.

UM POMAR INTERATIVO

Através da presença de placas informativas acopladas por transmissores de dados, os visitantes vão receber nos seus dispositivos móveis informação detalhada sobre a árvore que estão a ver, tendo uma experiência física mais interativa e dinâmica. À medida que o visitante se desloca no pomar, a informação vai surgindo, de modo a apresentar todas as espécies presentes no pomar.

COMO FUNCIONA O POMAR PEDAGÓGICO INTERATIVO?

As árvores à tua volta interagem contigo. Para uma experiência completa, segue os seguintes passos:

1. Descarrega Leitor QR Codes.

2. Aproxima o telemóvel da placa de cada fruto para ler o seu código.

DOWNLOAD DE MATERIAIS

Abaixo é possível descarregar os materiais disponibilizados para descobrir mais sobre a fruta, em casa ou na escola.

MAPA DAS FRUTAS DE PORTUGAL

O Centro de Frutologia Compal em conjunto com o Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE) desenvolveu o primeiro Mapa das Frutas de Portugal para que todas as crianças conheçam a origem da fruta portuguesa.

O Mapa das Frutas de Portugal representa as áreas das frutas de Denominação de Origem Protegida e Indicação Geográfica Protegida que existem em Portugal. À semelhança de exemplos como o Mapa dos Rios ou o Mapa das Serras de Portugal, o Centro de Frutologia Compal alegra-se por apresentar o primeiro Mapa das Frutas de Portugal feito com todo o rigor científico e em simultâneo orientado para a utilização pedagógica em sala de aula (ou fora dela).

Apoio institucional da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

E-BOOK "COLHER SABER"

A alimentação sustentável e a importância da fruta estão na ordem do dia e pequenas escolhas do nosso dia-a-dia poderão fazer toda a diferença.

Para alertar e sensibilizar para esta temática, a Associação Portuguesa de Nutrição (APN) elaborou com o apoio do Centro de Frutologia Compal, o E-Book “Colher Saber” com recomendações úteis para promover uma alimentação saudável e sustentável, através do consumo de fruta.

Back to top